AFABAN (Associação de Fanfarras e Bandas da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira)

Crianças e jovens vem à Cubatão e participam de Encontro Técnico promovido pela AFABAN

Imprimir
Publicado em Sexta, 22 Novembro 2013 Escrito por admin

 

Participaram jovens desde o Litoral como interior do Estado e até do Espírito Santo

 

 

“Foi extremamente positivo. Isso representa lutar pelo resgate da participação desses jovens na música. Até pelo trabalho realizado nas escolas e o fato de conseguirmos manter essa tradição, diante de tantas formas de entretenimento as quais os jovens tem a sua disposição, é uma vitória. Manter o interesse dos jovens pelas bandas e fanfarras é algo extraordinário”.  A avaliação é do maestro Roberto Farias ao final do 9º Encontro Técnico para Regentes, Músicos e Coreógrafos de Bandas e Fanfarras realizado no último final de semana, em Cubatão, organizado pela AFABAN – Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista durante os dias 15 a 17.  

 

 

Mais de 200 jovens se inscreveram e vieram de cidades do Litoral, como Itanhaém, ou então de muito mais longe como Espírito Santo para participar, aprender ou trocar experiências com professores renomados na área da música, em especial no intenso trabalho que desenvolvem com Bandas e Fanfarras em suas Cidades. 

Bruno da Silva, veio do Espírito Santo e tomou conhecimento do Encontro através das redes sociais. Ao se deparar com o nome do maestro Roberto Farias ministrando uma oficina de regência, não teve dúvidas em enfrentar os congestionamentos nas estradas e chegar a Cubatão. “O Maestro Roberto Farias é conhecido internacionalmente. Poder ter uma aula com ele foi algo que me atraiu muito para vir, além do trabalho realizado pela AFABAN que já é referência. Meu objetivo é conseguir levar este trabalho e o que aprendi aqui para o Projeto de Musicalização nas Escolas de Itapemirim onde trabalho com crianças a partir dos 5 anos até os 15 e em todas as escolas da rede municipal”, relata.

O presidente da AFABAN, Luiz Carlos Araújo ressalta as novidades implantadas no evento deste ano, como a realização de oficina para alunos iniciantes e intermediários no Saxofone e as apresentações de bandas no encerramento de cada dia das atividades. “O público em geral pôde ver o trabalho que os jovens da Banda Escola de Cubatão através do Concerto do BEC que promovemos no primeiro dia, além de bandas convidadas que se apresentaram conosco como a Banda Municipal do Guarujá, Banda Marcial Matteo Bei, de São Vicente entre outras apresentações que emocionaram os presentes”.

 

Larissa Pergentino da Silva, 7 anos, de Itanhaém, estava radiante  – antes de embarcar no ônibus que a  levaria junto com os demais desta delegação de volta à sua Cidade – pois aprendeu neste Encontro algo muito importante para ela que toca prato e caixa: “Aprendi como segurar nas baquetas (varetas de madeira utilizadas em instrumentos de percussão)”.  Sua alegria emocionou o Diretor da AFABAN, Delgado  Pios: “Quando vemos uma criança como a Larissa tão feliz por ter aprendido algo que nos parece simples, percebemos o quanto é importante o nosso trabalho, que é de formação desses jovens. E este Encontro tem, entre os seus objetivos, este também que é proporcionar a criança o aprendizado correto para a sua formação”, reforçou.

UNIVERSIDADE – A Diretoria da Associação, juntamente com o apoio do maestro Roberto Farias e os demais que participaram do Encontro, irá buscar apoio junto aos Deputados Estaduais para colocar em prática uma proposta lançada no evento: criar a Universidade Aberta de Bandas e Fanfarras, que terá como objetivo a formação do cidadão que gosta da música em um profissional com técnicas e preparado para integrar qualquer banda musical.

O Encontro Técnico de Bandas e Fanfarras contou com o patrocínio da Usiminas e da Empresa Pássaro Marrom e apoio do Instituto Cultural Usiminas, Prefeitura de Cubatão e Governo do Estado de São Paulo – através da Secretaria da Cultura – PROAC.

 

2011 Crianças e jovens vem à Cubatão e participam de Encontro Técnico promovido pela AFABAN. Afaban - Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista
Powered by Joomla 1.7 Templates