Entrega do Prêmio Amigo das bandas ocorreu nesta segunda-feira (3/8) no Bloco Cultural do Paço Municipal

Imprimir
Publicado em Sábado, 14 Janeiro 2012 Escrito por admin

Com a presença de prefeitos e representantes de inúmeras cidades paulistas, bandas e fanfarras, autoridades locais e numeroso público que lotou o Bloco Cultural do Paço Municipal de Cubatão, foi realizada nesta segunda-feira (3/8) a cerimônia de entrega do Prêmio Amigo das Bandas – Edição Cubatão. O ato foi marcado pelo início da mobilização cubatense para que a cidade seja declarada Capital Estadual das Bandas e Fanfarras, com a coleta de assinaturas em uma petição que será encaminhada à Assembléia Legislativa, para que seja aprovado o projeto de lei 300/2006, que trata do tema. Foram inúmeras as manifestações de lideranças políticas paulistas em favor desse título.

 

Além da prefeita da cidade anfitriã, Marcia Rosa, participaram da cerimônia os prefeitos de Guarujá, Maria Antonieta de Brito; de Francisco Morato, José Aparecido Bressane (representado pelo maestro Jairo Farias); de Cristais Paulista, Hélio Kondo, junto com seu secretário de Cultura; de Serrana, Nelson Cavalheiro Garavazzo; e de Bocaina, João Francisco Bertoncello Danieletto. O Município de Cubatão foi representado também pelo secretariado e outras autoridades, comparecendo igualmente diversas personalidades regionais.

Abrindo a cerimônia, na esplanada do Paço, apresentaram-se as bandas de tambores das escolas Rui Barbosa, Ulisses Guimarães e Marfim Afonso de Souza, e no palco o corpo coreográfico da banda Anchieta fez uma apresentação especial, seguindo-se a execução dos hinos Nacional e de Cubatão, pelo Coral Zanzalá. Falou então o presidente da Federação Paulista de Fanfarras e Bandas, Edson Rodrigues, destacando esperar todo o apoio dos prefeitos para o resgate dessa expressão artística, inclusive pelo aspecto social de evitar que crianças e jovens permaneçam nas ruas, à mercê da marginalidade.

Em nome da Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista, falou o presidente Luiz Carlos Ferreira de Araújo, lembrando a grande relação de Cubatão com o setor, sendo ainda recordadas por muitas pessoas as participações vitoriosas das bandas cubatenses nos concursos promovidos pelo jornal santista A Tribuna e pela TV Record. Terminou endereçando à juventude os seus aplausos, pois "este evento é da juventude", que se organizou, treinou e se apresenta com brilho nos concursos.

Considerada madrinha da Afaban, a ex-deputada Mariângela Duarte falou em seguida, observando haver "um chão que precede o da Educação, que é o da Cultura, pois sem a Cultura não se imprime a Educação em um povo, com a qualidade que vem da Cultura". E Cubatão ainda não foi honrada em sua própria região pelo enorme apoio que sua população dá às bandas e à cultura musical, notou, no que foi secundada pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Marilda Canelas, ao observar: "Não há como ser cubatense e não ter paixão por bandas. Tenho orgulho em estar numa cidade tão musical, que é um celeiro de músicos, inclusive de renome internacional, como esta. Tenho certeza de que todo esse trabalho nas escolas é parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem". Marilda afirmou ainda que "amigo das bandas é amigo da Arte, e quem é amigo da Arte é amigo da Vida, pois a Arte é a principal mola propulsora da vida".
 
22 de novembro – Em seu discurso, a prefeita Marcia Rosa reafirmou seu compromisso com a integração das bandas na política educacional, citando Van Gogh – "A Cultura é a ponte entre a Razão e a Emoção". Referindo-se às dificuldades legais para apoiar oficialmente o trabalho dos monitores de bandas, a prefeita disse que vêm sendo feitos estudos, junto com a Afaban, para solucionar esse problema. Anunciou ainda estar enviando à Câmara, nos próximos dias, projeto de lei propondo a oficialização no calendário de eventos do município do Dia da Banda, a ser comemorado com um concurso e outros eventos no dia 22 de novembro, Dia Nacional do Músico e Dia Internacional da Música, dentro da Semana da Música que já faz parte desse calendário local.

Marcia Rosa completou mobilizando a população e os visitantes para que subscrevam manifestação à Assembléia Legislativa, no sentido de que os deputados aprovem o projeto de lei 300/2006, que declara Cubatão a Capital Estadual das Bandas e Fanfarras, como uma homenagem ao importante trabalho que vem sendo executado pelos músicos da cidade, trabalho esse que já transcende as fronteiras nacionais.
 
Homenagens – Na parte final da cerimônia - após apresentação do grupo Realce Dance e Corpo Coreográfico da Banda Marcial Municipal - foram entregues os prêmios Amigo das Bandas, a diversas personalidades e entidades que prestaram relevante apoio ao setor.

Foram homenageados: Weril Instrumentos Musicais (representada por Nelson Weingrill); Usiminas (Luiz Carlos Bezerra); professora Mariangela Duarte, ex-deputada estadual e madrinha da Afaban; o regente de bandas de São Vicente, Edson Santana; o secretário cubatense de Educação, Fábio Oliveira Inácio; o pastor Paulo Alves Corrêa, presidente da Igreja Assembléia de Deus – Ministério Santos, representado); o ex-vereador cubatense Luiz Carlos Costa; o deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa (representado); os prefeitos de Francisco Morato, Bocaina, Cristais Paulista, Serrana e Guarujá; a vereadora e ex-prefeita de Santos, Telma de Souza; a banda marcial do Camps de Santos, representada pelo presidente Hélcio da Silva; as bandas marciais das UMEs cubatenses Padre José de Anchieta, Rui Barbosa e Elza dos Santos (representadas respectivamente pela coreógrafa Odsângela Maria da Silva, pela professora Suely Aparecida da Costa Marcelino e pelo regente Magno Nascimento de Oliveira).

Homenagem especial à prefeita da cidade anfitriã do encontro, Marcia Rosa, foi prestada conjuntamente pelos presidentes da Federação e da Afaban, por Luiz Carlos Costa e pelo presidente da Associação de Bandas e Fanfarras da Região de Ribeirão Preto, Silvaldes Aparecido Ferreira. Além da entrega do prêmio, eles declararam formalmente seu apoio ao pleito de ser Cubatão declarada Capital Estadual das Bandas e Fanfarras, da mesma forma como já haviam se manifestado pouco antes os prefeitos das cidades de Bocaina, Serrana e Guarujá.

2011 Entrega do Prêmio Amigo das bandas ocorreu nesta segunda-feira (3/8) no Bloco Cultural do Paço Municipal. Afaban - Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista
Powered by Joomla 1.7 Templates